sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Posse do presidente do Cecoop-MG


À esquerda, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado estadual Antônio Carlos Arantes, ao centro o Subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Antônio Rodrigues da Cunha, e à direita o presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato
Crédito da foto: Leonardo Horta/SEDE

O subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Antônio Rodrigues da Cunha, foi empossado nesta quinta-feira (19) como presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo de Minas Gerais (Cecoop-MG). A posse ocorreu durante a primeira reunião ordinária de 2012 realizada pelo Conselho, na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), em Belo Horizonte. O encontro reuniu representantes dos diversos ramos do setor de cooperativismo, além de integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Durante a reunião, o Subsecretário apresentou um relato sobre o esforço do Governo de Minas para execução de políticas públicas que beneficiem o setor. Ele ressaltou também a importância do diálogo constante entre o Governo e as instituições representativas do cooperativismo. Marco Antônio da Cunha incentivou os entes envolvidos no cooperativismo a buscarem, com frequência, inovações tecnológicas para agregarem valor aos produtos e serviços oferecidos. Na opinião dele, a busca por aperfeiçoamento deve ser constante para os profissionais que trabalham na área cooperativista.

O presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato, abordou os dados econômicos que envolvem o cooperativismo em Minas Gerais e destacou a importância da interlocução constante entre a Organização e o governo estadual. O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado estadual Antônio Carlos Arantes, defendeu que o Estado facilite a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas. Segundo ele, isto favoreceria diversos ramos do cooperativismo.

O Superintendente de Cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), João Neiva, relatou as mais recentes ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol do segmento. Ele destacou as reuniões realizadas nas últimas semanas pela equipe da Superintendência de Cooperativismo com representantes da Copasa e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Os encontros tiveram objetivo de atender demandas específicas de algumas cooperativas ligadas à Ocemg. Durante o encontro realizado nesta quinta-feira na Ocemg, a equipe da Superintendência da SEDE distribuiu aos participantes um relatório sobre as atividades desenvolvidas em 2011.

Cecoop

O Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) foi criado em 2008, por meio do Decreto 44.762/2008, com o objetivo de identificar as demandas do segmento, bem como indicar e ordenar políticas públicas, criadas em parceria entre o poder público e as diversas instituições representativas dos ramos cooperativistas. O Conselho é coordenado pela Superintendência de Cooperativismo, integrante da Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços, subordinada à SEDE.

A Superintendência foi criada oficialmente em 2007 e tem realizado uma série de atividades com a finalidade de promover, divulgar, supervisionar e administrar programas de apoio às atividades que promovam o desenvolvimento econômico dos setores de associativismo e cooperativismo. A Sucoop da SEDE foi regulamentada pela Lei Delegada n° 118, de 25/01/2007. A criação da Superintendência visa atender as demandas da Política Estadual de Cooperativismo, instituída pela Lei n°15.075, de 05/04/2005 e regulamentada pelo Decreto n°44.009, de 19/04/2005.

Sistema Ocemg/Sescoop-mg

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) é o órgão de representação política e patronal do cooperativismo em Minas Gerais. Desde a criação, em 1970, o sindicato tem atuado em uma série de programas com objetivo de promover o crescimento e desenvolvimento do cooperativismo em Minas Gerais. O principal parceiro da Ocemg é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG). Criada em 1999, a instituição é responsável por atividades de treinamento, capacitação e promoção social das cooperativas que atuam em Minas.

Desde 2002, mais de um milhão de pessoas já foram beneficiadas pela parceria entre as duas instituições por meio de cursos, treinamentos, seminários, congressos, palestras, além de atividades culturais e de monitoramento. O Sistema Ocemg/Sescoop-MG auxilia também na implantação dos sistemas de autogestão no setor cooperativista, através da formação e qualificação dos profissionais que trabalham no segmento.

Setor de cooperativismo

O Brasil possui atualmente mais de 7 mil cooperativas em todos os estados. A maior parte está concentrada no Sul e Sudeste. Cerca de 10% do total funcionam em Minas Gerais. O cooperativismo mineiro possui em torno de 900 mil cooperados e gera cerca 33 mil empregos diretos. Em 2011 o setor movimentou cerca de R$ 22 bilhões no Estado.

O setor é importante também em vários outros países. Em 2012 a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o Ano Internacional das Cooperativas, em parceria com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O objetivo é incentivar o desenvolvimento sustentável e a minimização da pobreza através do incentivo às práticas econômicas do cooperativismo. O slogan escolhido pela ONU é “Cooperativas constroem um mundo melhor”. Desenvolvido em vários países, o projeto terá ao longo do ano diversas ações ligadas à defesa das mulheres, inclusão de jovens no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo, que apontam o cooperativismo como mecanismo para geração de renda e redução da pobreza.
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: