terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O poder do blog


Sem plano de negócio definido, a elite dos 14 milhões de diários virtuais na rede ajuda na venda de produtos dos outros.
Os fabricantes canadenses de um aquário de design arrojado mudaram seus negócios quando o produto saiu na capa da Robb Report, a publicação de maior prestígio no mercado de luxo. O curioso é que a revista só soube da existência do aquário, que custa US$ 4.900, depois de ele ter aparecido no blog Moco Loco, que trata de design e arquitetura. Com 170 mil visitantes por mês, o blog catapultou os pedidos do Aquário ASP. Sem um modelo de negócio definido, os blogs estão ajudando outras empresas a ganhar muito dinheiro. “Somos uma mídia fragmentada e direcionada. Sabemos o que nossos visitantes procuram", disse à DINHEIRO Harry Wakefiel, diretor do Moco Loco.
O caso do aquário tem correspondentes em toda a internet. Outro blog de grande de audiência, o Luxist, que recebe 400 mil visitas mensais, aumentou em 400% o tráfego de usuários no site da fabricante da vodka Ikon, após destacar qualidades da bebida. Em outra situação, um porta CD ganhou fama depois de refências do Gizmodo, blog focado em eletrônicos. “Os freqüentadores dos blogs são pessoas com grande poder de influência em seus grupos de relacionamento”, afirma o consultor Alessandro Barbosa Lima, da empresa E-Life, que define estratégias de uso dessa nova mídia. Há 14 milhões de blogs em toda a internet, mas poucos funcionam como referência de consumo.
No Brasil, onde estima-se em 50 mil a quantidade de blogs, o fenômeno em relação aos produtos citados ou comentados ainda não desembarcou. Segundo Ediney Souza, diretor do blog interney.net, ainda existe preconceito em relação a esse serviço, já que eles chegaram ao País com fama de diários de adolescentes. Com 150 mil visitantes por semana, o interney.net ainda não registrou nada parecido com seus similares em inglês, mas seu criador acredita que, em breve, ele terá um caso para mostrar aos seus patrocinadores, entre eles a loja de comércio eletrônico Mercado Livre.
 

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