quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fashion Business - Inverno 2012


Maior bolsa de negócios de moda da América Latina alia design e desenvolvimento socioeconômico no Jockey Club, de 9 a 13 de janeiro de 2012.

Com investimentos de R$ 16 milhões, a 19ª edição do Senac Rio Fashion Business reafirma o segmento de moda como instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico e social do estado. O evento receberá 70 mil visitantes e 20 mil lojistas convidados, entre eles mil compradores VIPs.Ao longo dos anos, o Senac Rio Fashion Business vem se firmando como um importante ponto de encontro de profissionais que norteiam suas ações pelos princípios da economia criativa. Este mercado competitivo em expansão requer profissionais qualificados e inventivos. Afinal, trata-se de um meio que exige soluções rápidas, inteligentes e originais, aliando inovação, uso de novas tecnologias e sustentabilidade. Mais que uma bolsa de negócios, o Senac Rio Fashion Business é, hoje, o disseminador desta nova postura econômica, que valoriza a cultura como importante fonte de renda.
A expectativa para esta edição é de um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 760 milhões. Os números representam, para as 300 marcas participantes, venda em atacado de 35% a 50% de suas coleções. O evento cria mais oportunidades de negócios, gera renda e empregos, valoriza as marcas regionais e fomenta a internacionalização do segmento.
Para Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ, que apoia o evento, a qualidade e a criatividade são as principais marcas da moda do Rio de Janeiro, um dos setores que mais emprega no estado e que tem a capacidade de promover a cultura e a identidade fluminenses:
“Por meio da moda, promovemos pessoas empreendedoras, capazes de movimentar os mercados brasileiro e internacional com suas micro e pequenas empresas. E, também, apostamos na constante qualificação dos profissionais que trabalham nas diversas atividades que compõem esta cadeia. É por este motivo que a Fecomércio-RJ apoia e o Senac Rio patrocina este importante evento do segmento. O Senac Rio Fashion Business é a grande vitrine dessa fantástica rede de competências que não para de criar e surpreender”.
Tema
O tema da 19a edição do Senac Rio Fashion Business, Verdejante, vai muito além do conceito ecológico por abranger áreas que influenciam o consumo de moda e que por ele também são influenciados, como a gastronomia,decoração, artes plásticas entre outros. “O significado da palavra Verdejante é buscar, na essência, a vitalidade em todas as coisas”, explica Eloysa Simão, empresária e diretora-geral do evento.
Mercado
O mercado fluminense de moda envolve aproximadamente 201,3 mil empregos formais (4,9% do total do estado) e 47,2 mil estabelecimentos (9,0% do total do estado), segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O comércio de bens, serviços e turismo é o principal empregador deste segmento no estado, compreendendo 70,1% dos trabalhadores formais (141.164) e 83,2% dos estabelecimentos (39.307).
Como o mercado de moda tem registrado crescimento permanente nos últimos anos, há cada vez mais demanda por profissionais qualificados. Nesse contexto, o Senac Rio, patrocinador do evento, é uma das principais instituições de capacitação profissional do estado, responsável por garantir empregabilidade aos milhares de trabalhadores do setor. Atuando há mais de 10 anos na área da moda, a instituição leva ao Senac Rio Fashion Business laboratórios interativos dos cursos do seu portfólio, com a participação de alunos in loco.
Moda
Quinze grifes apresentarão suas coleções de inverno para 2012 em passarelas localizadas no Jockey Club Brasileiro e em pontos históricos e turísticos da cidade: Addict, Afghan, Barbara Bela, Cavendish, Cholet, Francesca Romana Diana, Lix, Maria Filó, Oh, Boy!, Patricia Viera, Sacada, Santa Ephigenia e Victor Dzenk. A marca feminina Anju Anju e a designer Camila Klein farão sua estreia nas passarelas. Patricia Viera abre os desfiles e Victor Dzenk faz o encerramento.
A relevância do Senac Rio Fashion Business é retratada em pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ com 612 empresários do segmento. O levantamento revelou que 30,4% deles utilizam os grandes eventos de moda como referência para sua coleção. Os catálogos foram mencionados por 35,8% e a televisão é inspiração para apenas 16,8%.
Núcleos Criativos
A 19° edição Outono-Inverno do Senac Rio Fashion Business conta novamente com a participação dos Núcleos Criativos, programa criado há dois anos pela Fecomércio-RJ. O programa tem por objetivo inserir a moda carioca e fluminense no mercado nacional e internacional, por meio do desenvolvimento de soluções para o fortalecimento das micro e pequenas empresas do segmento.
Entre estas soluções, destacam-se a consultoria com profissionais especializados em moda e a capacitação em temas de gestão empresarial. Nesta edição do evento serão apresentados 15 Núcleos, que representam as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Angra dos Reis, Volta Redonda, Valença, Barra Mansa, Barra do Piraí, Três Rios e Miguel Pereira, com 76 marcas expositoras.As empresas dos Núcleos Criativos estarão no Senac Rio Fashion Business e terão a oportunidade de gerar negócios com compradores do Brasil e do exterior, além de apresentar o potencial cultural e econômico das regiões que representam.
Espaço Mãos
O Espaço MÃOS, com curadoria da jornalista Cristina Franco, vai fazer uma grande homenagem à Semana de Arte Moderna de 22, que está completando 90 anos no próximo mês de fevereiro e foi o grande portal para a brasilidade. Funcionou como a “descoberta e a revelação” do Brasil, que noventa anos depois reaparece com grande força. De acordo com Cristina, a economia criativa/cultura é universal por permitir diálogos com diversas manifestações que podem agregar à moda códigos estéticos e,assim, criar produtos com o DNA brasileiro.”
Tech Espaço – Loja
A área destinada a inovações tecnológicas para a indústria de moda, o Tech Espaço – Loja, terá como foco, nesta edição, a arquitetura de espaços comerciais. Serão quatro lojas-conceito, onde o visitante vai encontrar novas propostas de merchandising visual e exposição de produtos. Cinco arquitetos participam da iniciativa: Débora Wilcox, Fabio Bouillet, Rodrigo Jorge, Leonardo Pascual, Carlos Alberto Carneiro e Flávio Hermolin. A curadoria é das também arquitetas Patricia Hall e Eva Taquechel.
Fórum de Lojistas: espaço para troca de experiências e aprendizado
O tradicional fórum de lojistas, um dos locais mais freqüentados do evento, apresentará palestras e debates voltados para a economia criativa na moda e os desafios para seu desenvolvimento. O espaço é voltado aos empresários e visitantes do evento.
A 19ª edição do Senac Rio Fashion Business conta com o patrocínio do Senac Rio, Sebrae Nacional, Prefeitura do Rio – Riotur e Governo do Estado, co-patrocinio dos Correios, apoio da Fecomércio-RJ, Ajorio, IBGM e promoção da Globo Rio.
Agenda de Desfiles
Dia 09/01 (segunda-feira)
17h – Patricia Viera – externo
Dia 10/01 (terça-feira)
11h – Cavendish – Tribuna Social Jockey Club da Gávea14h30 – Sta Ephigenia – sala de desfiles16h – Anju Anju – sala de desfiles18h30 – Cholet – sala de desfiles
Dia 11/01 (quarta-feira)
11h - Maria Filó – sala de desfiles13h – Francesca Romana Diana – externo16h30 – Camila Klein – sala de desfiles19h30 – Oh, boy – sala de desfiles21h – Addict - sala desfiles
Dia 12/01 (quinta-feira)
11h – Sacada – sala de desfiles18h – Afghan – sala de desfiles20h – Lix – sala de desfiles
Dia 13/01 (sexta-feira)
11h – Barbara Bela – sala de desfiles19h – Victor Dzenk – sala de desfilesFórum de Lojistas
Terça- Feira (10/01)
11h - Como criar um ambiente de loja ideal para sua marca (dicas e tendências)Palestrante: Marilia Malzoni
15h - Moda, Beleza e Sustentabilidade
Palestrante: Itamar Cechetto
17h – Inovações Digitais (WGSN)
Palestrante: Carolina Althaller
19h – A joia do RioPalestrante: Regina Machado
Quarta- Feira (11/01)
11h - Gestor de venda em moda (presente efuturo)Palestrante: Silvio Chadad
15h - Mercado & Comportamento de Compra de Moda (vestuário no Brasil)Palestrante: Marcelo Prado (Inst.IEMI)
17h - E-commerce está na moda (o que fazer para aproveitar essa super tendência?)Palestrante: Alessandro Gil
Quinta- Feira (12/01)
11h - Moda e Arte na Reinvenção do corpo feminino do século XIX
Palestrante: Maria Alice Ximenes
15h - O novo luxo (comportamento de consumo feminino)
Palestrante: : Prof. Silvio Passarelli
17h - Correios: Soluções para a logística de Moda
Palestrante: Melissa de Sousa Silva
19h - Criação de figurino para novelas contemporâneas
Palestrantes: Helena Gastal, Sonia Soares e Antonio Medeiros
20h – Criaçãode figurino para show/variedades
Palestrantes: Lessa de Lacerda, Marcelo Cavalcanti e Christina Gross
Sexta- Feira (13/01)
11h - Sustentabilidade na cozinha
Palestrante: Bernardo Mota
17h - Tudo sobre couro
Palestrante: Patrícia Viera

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