terça-feira, 15 de maio de 2012

A mulher da nova classe média

O Brasil mudou e se a nova classe média e seus valores pudesse ter um rosto, este seria o da mulher da nova classe média, por se tratar de uma pessoa conectada, que chama para si a responsabilidade, é o que afirma Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto Data Popular, baseando-se em dados apurados pelo seu instituto e pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).

Dentre eles:
* o fato delas representarem 99 milhões de pessoas no País, sendo 53% desse montante pertencente a nova classe média, que contribuiu para o aumento de renda brasileira;
* a massa de renda feminina já chega a R$693,5 bilhões;
* 62% delas preferem consumir produtos brasileiros;
* cada mulher, com idade a partir de 16 anos, possui em média 1,3 cartão de crédito. Detalhe: atualmente 87 milhões de cartões são utilizados no país.

Um aviso para o mercado

Pelas  considerações feitas por ele, de acordo inclusive com outros números da pesquisa, foi possível concluir que:
* a mulher de hoje não espera pelo governo, pelas empresas ou por instituições religiosas;
* uma empresa não vai conseguir ser líder de mercado se não conquistar a mulher da nova classe média: que é mais escolarizada que o homem, controladora das despesas domésticas, dos gastos com artigos masculinos (incluindo a compra de veículos) e com materiais tecnológicos, além de cuidar pessoalmente da educação dos filhos.

Com tantas tarefas acumuladas, ele lembra também que a mulher de hoje não quer gastar tanto tempo na cozinha, até porque tempo é o que ela menos tem e quando sobra algum espaço, procura valorizá-lo em companhia da família. Outro fator que reafirma essa condição é o fato de 71% delas não priorizarem o trabalho, mas sim a educação dos filhos e a delas em primeiro lugar.

"Ao invés de criarem uma revolução, com todos esses quesitos, elas tentam viver em harmonia diante de todas essas tarefas, conciliando os valores tradicionais de gerações passadas ao seu tempo e ao seu novo papel na sociedade. E isso é apenas o começo", concluiu Meirelles.


Nenhum comentário: