São três os adjetivos que podemos dar ao consumidor moderno: informado, exigente e conectado. Informado porque dispõe de ferramentas na internet que permitem conhecer um produto, saber diferenciar o que há de bom no mercado e seus direitos como consumidor. Exigente porque sabe o que quer e consegue perceber os benefícios e vantagens de cada produto. Por último, conectado, pois através de websites, redes sociais, Reclame Aqui, trocam informações boas e ruins sobre produtos e serviços.
Todas as ferramentas utilizadas na comunicação com esse novo consumidor têm como principal objetivo se aproximar do consumidor, ouvir e interagir com ele.
A mudança do comportamento do consumidor, a saturação de informações a esses consumidores e a quantidade de produtos ofertados no mercado fizeram com que o varejo deixasse de ser apenas a ponte entre fabricantes e clientes. Agora o varejo é visto pela indústria como peça fundamental no processo de fidelização do consumidor e influenciador direto da compra.
O varejo pode ser físico ou virtual. O varejo físico, ponto-de-venda, é o local onde as pessoas se encontram para satisfazer seus sonhos de consumo. As palavras de ordem são acesso, qualidade e atendimento. O preço baixo chama a atenção e estimula a experimentação.
O artigo abaixo traz alguns exemplos de boas práticas de trabalho.
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