sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Desafios da Inovação

Inovação. Palavra que hoje quer dizer "estou antenado". Em todos os lugares, palestras, empresas, reuniões a palavra tornou-se obrigatória nos discursos. Os negócios precisam ser inovadores, as pessoas precisam inovar. E o discurso acontece com se fosse a maior novidade em gestão.

No entanto, ontem resolvi mexer em algumas revistas antigas e, para minha surpresa, lá estava a grande novidade: Inovação. Quando falo antigas quero dizer a 10 anos atrás. Estou me referindo às revistas HSM Management. O assunto já era urgente àquela época. Me perguntei então...se a revista foi publicada a 10 anos atrás, o que mudou?

Veio à minha cabeça então a reunião que participei hoje de manhã. Pude perceber então que, muito mais do que um conceito, inovação precisa ser atitude. Não basta saber o que é inovar. É preciso querer realmente inovar. Não é fácil. É preciso "sair do quadrado" literalmente. É preciso estar aberto para o novo mesmo que isso represente fazer tudo novamente. Também é impotante estar predisposto a assumir que não se sabe tudo e que o aprendizado contínuo é imprescindível. Sabe aquela frase tão utilizada nas palestras motivacionais: "Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará recebendo o que sempre recebeu"?


Não adianta fazer tudo do mesmo jeito. Se já deu errado uma vez é preciso pesquisar e tentar fazer diferente. E como é difícil as pessoas perceberem isso. Voltando à reunião, parecia mais que eu estava na China, não porque o ambiente era favorável, mas porque parecia que estavam falando outra língua.


Desta forma, acredito que a inovação ainda vai demorar a "pegar" pois precisa antes de mais nada de uma mudança de cultura.


Agora, uma coisa é certa: Inovar continua sendo urgente.




Nenhum comentário: